segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pane no rotor de cauda

O acidente fatal mostrado no vídeo abaixo chocou a comunidade brasileira de pilotos de helicóptero e passou a exigir de nós um rigoroso treinamento para se evitar o pior numa ocorrência semelhante.


O helicóptero da Rede Globo, pilotado pelo Comandante Dato de Oliveira, conseguiu flagrar todo o acidente com o "Águia Dourada", um AS 350 "Esquilo", helicóptero da Rede Record. 

As imagens da câmera de vídeo instalada no helicóptero da Rede Record mostram como foram aterrorizantes os últimos minutos de vida do piloto Rafael Delgado Sobrinho...


Para que eventos semelhantes não ocorram no futuro com o mesmo resultado fatal, o Cmte JOAO BOSCO FERREIRA, da EFAI, desenvolveu um treinamento de recuperação de pane de acionamento do rotor de cauda do AS 350 "Esquilo", provavelmente o que ocorreu no helicóptero da Rede Record.

O vídeo abaixo nos ensina algo sobre o assunto e tem como um dos protagonistas o Cmte Hamilton, da Band:


Recentemente passei por esse treinamento e confesso que a sensação de ver o mundo girando em alta velocidade de dentro do helicóptero descontrolado não é nada agradável…

Um dos pilotos do GAM/PMERJ que também passou pelo treinamento de procedimento de emergência na EFAI, o CAP Antônio Assis, filmou esse procedimento de dentro da cabine. Assistam no vídeo abaixo pelo que nós passamos:


Após a realização do treinamento de procedimentos de emergência em voo com o Cmte Bosco, saí com a convicção que MANTER UMA TRIPULAÇÃO CONSTANTEMENTE BEM TREINADA pode fazer a diferença entre a vida e a morte no caso de uma pane real…

Falta apenas que os gestores de empresas e unidades aéreas se convençam disso.

Quem acha que o TREINAMENTO custa caro é porque ainda não experimentou o ACIDENTE!!

Bons voos a todos! 

Cmte Duton

Postagem em memória do Cmte Rafael Delgado Sobrinho
Vídeo em homenagem ao Cmte Rafael Delgado Sobrinho

2 comentários:

  1. Prezado CMTE Duton, em relação ao seu post, gostaria de destacar que no artigo científico que estou trabalhando, faço uma análise de que os investimentos em segurança de voo são baixos em relação a outros investimentos justamente por não se tratar de um ativo propriamente dito da empresa, principalmente na aviação civil. Essas empresas geralmente só se preocupam na importância do tema quando há uma ocorrência de acidente e/ou incidente aeronáutico.
    Mas creio que esta mentalidade ainda irá ser mudada com o tempo.
    Parabéns pelo post.

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  2. Obrigado Claudio Rogério e parabéns pela iniciativa de escrever sobre esse tema em seu artigo científico.

    Forte abraço.

    Cmte Duton

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