segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - Cmte Duton

Minha última postagem do ano de 2012 é, a exemplo do que fiz em 2011, uma breve RETROSPECTIVA do que vivi neste ano em termos de aviação de segurança pública.

As pessoas mais próximas a mim sabem que exerço outras atividades profissionais além da aviação, mas este blog destina-se a troca de experiências profissionais e à exposição de idéias ligadas direta ou indiretamente à aviação de segurança pública, motivo pelo qual limito-me a tratar apenas desse tema nesta postagem.

Ao analisar o meu passado profissional recente, constato erros e acertos, mas tenho como principal objetivo evitar que se repitam os primeiros e tentar perpetuar os últimos.

Logo no início de fevereiro, recém chegado de uma viagem de férias pelos Emirados Árabes Unidos, oportunidade que conheci a montanha russa mais rápida do mundo ("Formula Rossa", no Ferrari World, em Abu Dhabi), fui indicado para realizar o TREINAMENTO DE PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIAS EM VOO NO HELICÓPTERO AS-350 "ESQUILO" com o Cmte João Bosco Ferreira, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O excelente treinamento, indispensável para qualquer comandante de Esquilo, me deixou muito mais confiante para exercer a função a bordo da aeronave, ao mesmo tempo que me deu outra certeza: não precisava ter ido até Abu Dhabi para sentir adrenalina na montanha russa "Formula Rossa"... O treinamento de emergência em voo com o Cmte Bosco é muito mais divertido e radical!!! (ver postagem em 03FEV2012: "A montanha russa mais rápida do mundo").

Lendas da aviação: Cmte Bosco e o helicóptero prefixo PT-HZE, o "Zé":
- No final de agosto, um grave acidente aeronáutico sepultou o "Zé" mas,
graças a Deus, o Cmte Bosco continua firme e forte entre nós! 


Em março fui convidado para integrar a ASSESSORIA ESPECIAL DE AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA do DEPRO (Departamento de Políticas, Programas e Projetos) da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

Realizada nova e difícil mudança de domicílio do Rio para Brasília, iniciei minha labuta no DEPRO/SENASP, local de muito trabalho e constante aprendizado.

Na Assessoria Especial de Aviação de Segurança Pública, tive como um dos momentos mais marcantes a defesa do emprego de helicópteros bimotores na aviação de segurança pública perante gestores decanos de várias UFs do Brasil, o que ocorreu ainda em março.

Grupo de Trabalho formado por gestores de unidades aéreas do Brasil
reunidos no Ministério da Justiça, Brasília, DF. (Março 2012)

Experientes gestores de unidades aéreas fizeram parte do Grupo de Trabalho
que revisou a nova redação da RBAC sobre Aviação de Segurança Pública

O emprego de helicópteros bimotores em operações aéreas de segurança
pública ficou de ser inserido no novo texto da RBAC como "recomendação 
aos operadores": um grande avanço!!


O acidente, de causa ainda não confirmada, ocorrido na tarde do dia 29 de Dezembro de 2012 com o helicóptero monomotor "BOMBEIRO 05", na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, apenas REFORÇA minha idéia de que os meios (e/ou o modus operandi) que utilizamos para cumprir nossas missões de segurança pública e defesa civil podem ser revistos… Para salvar vidas temos que estar vivos! AVANTE BOMBEIROS RJ!!

Foto: O GLOBO




Ainda à disposição do DEPRO/SENASP, pude participar ativamente de um momento histórico para a Aviação de Segurança Pública do Brasil: a assinatura da Portaria do Ministro da Justiça que criou o PLANO DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE AERONAVES E TRIPULAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA.

Documento assinado em junho, a Portaria nº 1.302 do Ministro da Justiça foi tema de publicação neste blog no final de junho e durante todo o mês de julho (ver postagens em 28JUN, 01JUL, 04JUL, 07JUL, 10JUL, 13JUL e 19JUL).

A Unidade da Federação contemplada com esta e outras ações constantes do PROGRAMA "BRASIL MAIS SEGURO", da SENASP, foi o Estado de Alagoas, devido ao elevado número de homicídios registrados até aquela época. 

No dia 28JUN2012 iniciaram-se as operações aéreas de segurança pública
em Alagoas, com os helicópteros da PMMG e da PRF.

O então Major BM Ricardo Cruz (hoje TEN CEL) recebeu a árdua missão de
coordenar as operações aéreas em seu Estado, com o apoio da SENASP.

Em Arapiraca, interior do Estado de Alagoas, aeronaves da PMERJ e PMMG.
No apoio de solo, o caminhão tanque de abastecimento do GTA/PE.
Graças à SENASP, a integração saiu do papel para a prática!


Outras tantas ações e idéias foram plantadas junto a Assessoria de Aviação de Segurança Pública da SENASP e, com o tempo, espera-se que outros bons resultados comecem a surgir por todo o país.

De volta ao Rio de Janeiro no segundo semestre do ano, não poderia deixar de voltar à unidade que ajudei a fundar em março de 2002, o GAM.

De volta pra casa: na unidade que ajudei a fundar há mais de uma década.
Foto: Daniela Dacorso (jornal O GLOBO)


Unidade aérea da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que completou 10 anos em março, espera-se que o GAM cresça cada vez mais sem perder a sua identidade de UNIDADE AÉREA POLICIAL, o que não pode se confundir com outras especialidades dentro da própria atividade policial militar.

Passando por reformulações em sua estrutura organizacional e sob novo comando, o GAM passou a se chamar "GRUPAMENTO AEROMÓVEL" e não mais "GRUPAMENTO AÉREO E MARÍTIMO", tendo em vista a autonomia administrativa que ganhou o efetivo do Núcleo de Policiamento Marítimo (NPM). O antigo NPM do GAM ganhou sede própria e novo nome: GMF - "GRUPAMENTO MARÍTIMO E FLUVIAL".

Novo brasão do GAM: Grupamento Aeromóvel da PMERJ


No dia 10 de outubro minha rotina foi alterada pelo início de uma série de programas de televisão: "ÁGUIAS DA CIDADE".

Superprodução do renomado DISCOVERY CHANNEL, a série de 8 episódios "ÁGUIAS DA CIDADE" me fez sentar em frente a tv todas as quartas-feiras à noite e assistir os amigos do GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA (GRPAe) da PMESP apresentarem verdadeiros shows de organização, padronização, doutrina e emprego seguro e planejado dos seus helicópteros.

Não bastassem as operações aéreas policiais e de defesa civil (resgates e combates a incêndios), o GRPAe/PMESP realiza inúmeras operações aeromédicas, dentre as quais destacam-se o transporte de vítimas de acidentes, transporte de órgãos para transplantes e transporte inter-hospitalar de pacientes.

Foi com muita satisfação e orgulho que lembrei-me dos 45 dias de 2011 que passei na Base de Radiopatrulha Aérea (BRPAe) de Campinas aprendendo bastante com os ÁGUIAS. Foi muito bom rever os amigos nos programas do DISCOVERY CHANNEL (ver postagens em outubro e novembro com os 8 episódios da série "ÁGUIAS DA CIDADE" na íntegra).

ÁGUIAS DA CIDADE: Com o Comandante da BRPAe-CAM, MAJ Hervem


Ainda em Outubro, tive a honra de protagonizar uma reportagem do jornal "O GLOBO" sobre Policiais Militares vocacionados para a atividade policial e, de dentro do hangar e com o helicóptero "Fênix 01" ao fundo, o GAM esteve representado nesta positiva matéria de autoria da jornalista Ana Claudia Costa (jornal O GLOBO).

Vocação e esforço pessoal reconhecidos: meu melhor presente em 2012.


No último mês do ano passei a publicar aqui no meu blog trechos do livro "A ARTE DE COMANDAR", de Francesco Alberoni, professor de sociologia na Universidade IULM de Milão, Itália (ver postagens em 22 e 25 DEZ).

Obra que li atentamente no início da minha carreira como Oficial da PMERJ, cujas principais idéias vem permeando minhas ações desde então, recomendo a leitura para aqueles que exercem ou almejam exercer funções de chefia e liderança na vida profissional. Fragmentos do livro, os que mais gosto e que mais me marcaram, continuarei a publicar ao longo do próximo ano.

É sempre muito bom encerrar um ano de trabalho constatando que não fiz apenas "mais do mesmo", não olhei só para o meu umbigo ou para o meu bolso…

Em 2012 busquei novos horizontes profissionais. Lutei por idéias e ideais. Assumi novos desafios. Tentei enxergar mais longe. Mudei de cidade, de trabalho, de rotina, não de princípios. Apresentei-me, não me escondi. Agi, não me omiti. E, por tudo isso, estive mais exposto a erros… e errei, claro.

É sabido que quem tenta muito, erra mais do que quem não tenta nada e se acomoda inerte na rotina. 

No ano que se encerra, analisando com olhar crítico o meu passado profissional recente, constato uma "balança comercial" favorável, que me faz fechar o ano com mais acertos do que erros, graças a Deus!

Costumo dizer e escrever: "FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE GOSTA, SÓ ASSIM NÃO PRECISA TRABALHAR" (esta é a frase de cabeçalho deste blog, para quem ainda não reparou).

O ano de 2102 me ensinou outra grande verdade: "INFELIZ DAQUELE QUE OLHAR PARA TRÁS E NÃO TIVER DO QUE SE ORGULHAR…"

Orgulho-me do meu ano profissional de 2012 e desejo que no ano de 2013 os aviadores de segurança pública de todo o Brasil, principalmente os gestores e seus assessores diretos e/ou de confiança, busquem FAZER A DIFERENÇA onde estejam, de forma que sejamos uma categoria profissional cada vez mais bem qualificada, eficiente, unida e respeitada.

Fazer "mais do mesmo" e olhar apenas para o próprio umbigo não faz a diferença em lugar nenhum, tampouco nos orgulhará no futuro!

Cmte Duton  






2 comentários:

  1. Queen Casino - Play at the best online casino in New
    The most reliable クイーンカジノ casino for slots players. Enjoy top offers, fast payouts and the best casino bonuses. Enjoy ミスティーノ the newest and best games. 12bet

    ResponderExcluir