quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Esquadrilha" da fumaça com helicópteros??

Originalmente o termo Esquadrilha foi empregado pelas Marinhas para designar uma pequena Esquadra. Com o advento da aviação militar, o termo foi utilizado para designar voos de 4 a 8 aeronaves.

No Brasil, todos conhecemos a "Esquadrilha da Fumaça", motivo de orgulho nacional.

O que descobri navegando pela internet foi uma "esquadrilha" da fumaça composta por helicópteros nos EUA (permitam-me empregar o termo "esquadrilha" mesmo sabendo que não se trata de uma formação mínima de 4 aeronaves).

O vídeo é bastante impressionante, ainda mais se levarmos em consideração os helicópteros empregados nas manobras: os frágeis ROBINSON 22 (R22), mundialmente empregados para os voos básicos de instrução.


Definitivamente esse pilotos são muito bons! Essas arrojadas manobras a gente não aprende nas aulas de Piloto Privado… kkkk

Cmte Duton


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tecnologia embarcada em prol da segurança pública

Interessante vídeo sobre tecnologia embarcada em uso nos helicópteros da Polícia do Reino Unido.


Detalhe importante: por lá, todos os helicópteros da POLÍCIA são bimotores, para a segurança das tripulações e das pessoas sobrevoadas no solo.

Fica mais um bom exemplo para o Brasil.

Cmte Duton

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bom exemplo do Corpo de Bombeiros de MG


Reproduzo matéria já publicada pelo site PILOTO POLICIAL, um bom exemplo vindo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que está adquirindo 4 (quatro) helicópteros bimotores para cumprir suas missões.

Baseado no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG, e atualmente operando dois helicópteros AS350 B3 Esquilo e um avião Cessna Centurion, o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA CBMMG) estrutura-se para expandir suas capacidades.
AS350 B3 Esquilo BOA CBMMG
Tendo em vista convênio firmado, no final do ano passado, entre a Secretraria de Estado da Sáude e o Corpo de Bombeiros, segundo fontes ouvidas por T&D, a unidade estaria se preparando para receber novos equipamentos na forma de quatro helicópteros biturbina configurados e equipados para a realização de atividades de salvamento aéreo, resgate aeromédico e combate a incêndios, e dois aviões turboélices monomotores destinados ao transporte de homens e material, ligação entre unidades e apoio logístico. Conforme convênio, se adquiridas, essas aeronaves serão tripuladas com médicos da Secretaria. O edital da licitação deverá ser divulgado no mês de fevereiro.
A quantidade de encomendas, caso se confirmem, sugere fortemente que o BOA deverá inaugurar sua 1ª base de operações fora do entorno da capital do estado, Belo Horizonte. Conforme informações apuradas por T&D em 2012, as cidades com maiores chances de receber os “Arcanjos” do BOA nessa fase de expansão de suas atividades são Montes Claros e Juiz de Fora, devido a estratégica localização próximo aos corredores rodoviários e a grande concentração populacional das regiões. A criação de bases do BOA CBMMG em pontos estratégicos do interior deverá agilizar bastante o atendimento, diminuindo o tempo de resposta ao acionamento de uma ocorrência.
A introdução de avançados helicópteros biturbinas confirma a tendência mundial de operação de aeronaves de maior porte e capacidade nos grandes centros, devido a grande confiabilidade e reserva de potência proporcionada pelos dois motores utilizados pela aeronave.
Desta forma, o BOA continua se adequando as demandas previstas para a realização do evento FIFA Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil, já que Belo Horizonte é uma das cidades sede do mundial. Com a expansão da região metropolitana da capital e de várias cidades do interior mineiro, a chegada destas novas aeronaves trará uma nova dimensão as capacidades do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.
Fonte: Tecnologia e Defesa / Foto: Roberto Caiafa

Cmte Duton

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bom exemplo que vem da Finlândia


Reproduzo matéria sobre a aquisição de helicóptero bimotor já publicada no site PILOTO POLICIAL:

A Eurocopter vendeu mais dois helicópteros Super Puma para a Guarda de Fronteiras Finlandesa sob um novo acordo anunciado em 20 de dezembro. A empresa vai fornecer o helicóptero totalmente equipado para pesquisa marítima e missões de resgate em condições difíceis do país, configurado como a versão AS332 L1e.
A versão AS332 L1e incorpora o cockpit integrado e sistemas avançados de controle de voo automático usados em helicóptero Eurocopter EC225. Ambas as aeronaves serão baseadas em Helsínquia e equipado para operações diuturnas, inclusive equipado com infravermelho (FLIR), um piloto automático de quatro eixos e degelo completo.
A Guarda de Fronteiras Finlandesa já opera três AS332L1 helicópteros, que ficam baseados em Turku, na costa sudoeste da Finlândia. O serviço já registrou quase 25 anos de experiência com estes Super Pumas. Jacques Cardaillac, chefe vendas da Eurocopter para a Europa do Norte, disse: “Esta nova aquisição demonstra mais uma vez as qualidades do AS332 nas exigentes missões, e que a guarda de fronteiras finlandesa sempre confiou no Super Puma e é um operador de longa data.
Os dois novos helicópteros AS332 L1e serão entregues no final de 2015. O guarda de fronteira finlandesa irá beneficiar-se com a comunalidade da aeronave com sua frota de AS332 L1 atual, otimizando recursos para a gestão logística e manutenção, bem como a formação de pilotos e técnicos.
Fonte: Shephard.

Cmte Duton

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Guardiões do ar - JORNAL DA RECORD - 5ª Parte


Reproduzo em meu blog matérias jornalísticas muito bem feitas pelas equipes da REDE RECORD que foram exibidas no JORNAL DA RECORD na semana de 07 a 11 de Janeiro de 2013.

Vale a pena assistir!




Cmte Duton

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Guardiões do ar - JORNAL DA RECORD - 4ª Parte


Reproduzo em meu blog matérias jornalísticas muito bem feitas pelas equipes da REDE RECORD que foram exibidas no JORNAL DA RECORD na semana de 07 a 11 de Janeiro de 2013.

Vale a pena assistir!



Cmte Duton