terça-feira, 31 de julho de 2012

O futuro do controle de tráfego aéreo?

Recebi o vídeo abaixo por e-mail e não posso deixar de compartilha-lo em meu blog…

Trata-se de um projeto futurístico, ousado, mas que parece ser viável: o controle de tráfego aéreo realizado a distância ("Remote tower").

Abaixo o interessante vídeo, que leva a assinatura da empresa SAAB.


Cmte Duton

sábado, 28 de julho de 2012

Exército Brasileiro lança seu simulador de voo do helicóptero AS 350


Reproduzo em meu blog uma boa notícia já divulgada pelo site PILOTO POLICIAL e que deve ser motivo de orgulho para todos os integrantes da aviação militar e de segurança pública.

Parabéns ao Exército Brasileiro que, com esta iniciativa, demonstra elevadíssimo grau de profissionalismo e firma-se como referência nacional em termos de aviação com helicópteros!

Do site PILOTO POLICIAL:

Alunos do Curso de Pilotos de Aeronaves do Exército brasileiro experimentaram nesta segunda-feira (16/07), pela primeira vez, um simulador de voo de helicópteros Esquilo. O equipamento é estreante em instruções de aviação do Exército e foi desenvolvido com tecnologia nacional. O G1 acompanhou, com exclusividade, as primeiras aulas ministradas com o equipamento, em São Paulo.
O simulador levou cerca de quatro anos para ser concluído e precisou de quase R$ 4 milhões em investimentos. “Tudo nesse simulador foi feito no Brasil, inclusive algumas peças tiveram que ser moldadas porque não eram encontradas para compra. Até mesmo o software com as informações de voo foi desenvolvido aqui, e poucos países no mundo têm condições de produzir toda essa tecnologia. O Brasil passa a integrar esse seleto grupo”, diz o instrutor do curso, Major Alexandre Rocha.

O projeto, que já está finalizado segundo Rocha, foi desenvolvido pelo Exército em parceria com a Spectra Tecnologia. Falta agora apenas a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que as horas de treinamento com o simulador contem efetivamente para os pilotos como horas de voo. O equipamento promete ser muito próximo da realidade, com a adoção da tecnologia “full motion”, que faz com que o simulador se movimente em sua base para reproduzir movimentos e manobras de um helicóptero real.


Para os alunos, a expectativa pela especialização e conclusão do curso é grande. “Nós ficamos meses aprendendo a teoria e esse momento é a coroação de tudo isso. Hora de colocar em prática tudo que foi aprendido”, afirma o tenente Schäfer, 27 anos, um dos alunos do curso. Ainda nesta semana, 21 alunos virão de Taubaté à capital paulista para ter ao menos uma hora de voo cada um no simulador.

Além da proximidade com um voo real e, portanto, a economia em horas de voo, o simulador permite um treinamento mais efetivo de situações de pane e emergência, que não são possíveis nas aeronaves reais. “Até o ano passado os alunos terminavam as aulas teóricas e iam direto para as aeronaves, sem nunca ter tido qualquer experiência de pilotagem. Treinos de panes só eram feitos no exterior, nos Estados Unidos ou na Europa. Esse simulador torna as aulas muito melhores e amplia consideravelmente o aproveitamento dos alunos nas 80 horas de voo que farão para concluir sua formação. O Curso de Pilotos de Aeronaves do Exército tem duração de 1 ano, sendo o primeiro semestre de aulas teóricas e o segundo de aulas práticas.

No futuro, de acordo com a expectativa do Exército, o simulador poderá ser usado para treinamento de pilotos da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ainda não há, porém, previsão para essa utilização. “O Esquilo é a aeronave usada para instrução, a primeira que se aprende a pilotar, e a mais vendida no mundo. Por isso começamos pela criação de um simulador dessa aeronave e a ideia é que essa tecnologia seja acessível àqueles que precisam usar o helicóptero, como pilotos das polícias Militar e Civil e dos Bombeiros”, diz Major Rocha.
O equipamento também deverá ser usado em cursos de gerenciamento de crises e panes para pilotos já formados e experientes. “Usamos treinadores sintéticos para esse treinamento, mas eles não possuem movimentação. Agora será possível avaliar melhor as habilidades dos pilotos de consciência situacional e processo decisório”, diz o Major Sazdjian, oficial de segurança de voo do Exército.

O simulador de voo de helicóptero esquilo está na capital paulista, onde recebe alunos e instrutores de Taubaté nesta semana. O equipamento deverá ser levado, nos próximos meses, para Taubaté, ao Centro de Instrução de Aviação, onde ocorrem todos os treinamentos referentes à aviação do Exército brasileiro.


Fonte: G1, via Voo Tático

Cmte Duton

quarta-feira, 25 de julho de 2012

GRPAe/SP reforça segurança em Alagoas


Reproduzo em meu blog a matéria publicada no site PILOTO POLICIAL, que mais uma vez divulga para toda a comunidade da Aviação de Segurança Pública do Brasil as ações exitosas promovidas pela SENASP na mobilização de aeronaves e tripulações de segurança pública para o Estado de Alagoas.

Agradeço aos amigos MAJ PMESP Eduardo Beni e CAP PMESP Mena Barreto por darem a devida importância ao tema, uma ação pioneira do "Plano de Mobilização Nacional de Aeronaves e Tripulações de Segurança Pública", instituído pela Portaria MJ nº 1.302, de 29 de junho de 2012.

Agradeço ainda ao CEL PMESP Severo que prontamente atendeu a solicitação da SENASP para o envio de helicóptero com tripulação para Alagoas!

Bons voos, ÁGUIAS!!!

Do site PILOTO POLICIAL: 

O Programa Brasil Mais Seguro trouxe a Alagoas os pioneiros na aviação de segurança pública no País. O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo, conhecido por “Águia”, recebeu a solicitação do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para compor o grupamento aéreo que se reveza há quase um mês no policiamento pelos céus de Maceió, Grande Maceió, Arapiraca e outras cidades do interior do Estado.
A tripulação composta por integrantes da Polícia Militar de São Paulo e, em Alagoas, sempre acompanhada por um integrante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realiza uma média de três operações por dia nas cidades e em pontos específicos conhecidos pelo alto número de crimes praticados.

Os voos nas regiões mais vulneráveis ao crime estão diminuindo os casos de violência, fato constatado pela população, que começa a sentir a mudança causada pela intensificação das rondas policiais diárias. “Estou achando ótima a presença dos helicópteros porque a segurança melhorou onde moro. As pessoas honestas aprovam a ação da polícia”, destacou a auxiliar de serviços gerais Sebastiana Vieira, moradora da Favela da Muvuca, no bairro do Vergel do Lago.

Já a moradora do Vale do Reginaldo Lucivânia Ferreira diz que quando a polícia se aproxima, muitos suspeitos correm. “Quando o helicóptero sobrevoa baixinho no Reginaldo, é muita gente correndo. Isso acontece também quando o Bope, a Radiopatrulha e a Força Nacional aparecem por lá”, relata.

Para o secretário da Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, o importante de todas as ações é a sociedade sentir segurança. “Diminuir o crime e a impunidade é nosso objetivo e o uso das aeronaves é importante para reforçar o policiamento e dar maior agilidade em determinadas operações”, frisou.

Além das ações programadas, as aeronaves podem ser deslocadas em situações emergenciais, como roubo, perseguição policial, troca de tiros, cerco a suspeitos, fuga de presídio, incursões em grotas ou favelas.
Segundo o capitão André Mazzocatto, piloto da aeronave Águias, o trabalho feito em Alagoas é muito parecido com as ações realizadas no estado de São Paulo. “O risco é o mesmo. A cultura operacional, independente de qualquer coisa, exige a mesma preocupação. Aqui nós temos a brisa do mar, que é um fator preocupante porque muda de sentido em determinado horário. Quanto ao trabalho contra a criminalidade, a situação é bem parecida”, afirma Mazzocatto.

Com um helicóptero de avançada tecnologia, ótima visibilidade e segurança no patrulhamento aéreo, o grupo cumpre pela primeira vez uma missão contra o crime fora do Estado de origem.

Para o coordenador das operações aéreas, major Ricardo Cruz, a experiência dos Águias como iniciadores do patrulhamento aéreo é muito importante para Alagoas. “Eles fazem parte dos grupos de aviação que estão aqui para nos ajudar. Certamente a experiência que os Águias tem servirá muito à Segurança Pública de nosso Estado”, considerou.
O coordenador relata informações positivas sobre o trabalho do grupamento aéreo. “A rotina das pessoas mudou. Elas se sentem mais seguras com as aeronaves sobrevoando a cidade”, finaliza.

As aeronaves que diariamente fazem patrulhamento aéreo são acionadas pelo Centro de Operações Integrados da Defesa Social (Ciods), Polícia Rodoviária Federal e pela Coordenação das Operações Aéreas. Elas dão apoio às ações das polícias Militar e Civil, além da Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal. As próximas aeronaves a virem compor o policiamento aéreo pelo Programa Brasil Mais Seguro são do Ceará e Pernambuco.

Cmte Duton

domingo, 22 de julho de 2012

Tropa de elite da aviação paulista, Esquadrão Águia, reforça patrulhamento aéreo em Maceió


Reproduzo em meu blog uma interessante matéria publicada no site www.tudonahora.com.br de Alagoas.
A matéria comprova o que a população de Alagoas já está constatando: o programa "Brasil Mais Seguro" do Governo Federal está trazendo ótimos resultados para a segurança pública do Estado e o Plano de Mobilização Nacional de Aeronaves e Tripulações de Segurança Pública (Portaria MJ nº 1.302 de 29 de junho de 2012) está sendo um sucesso!
Obrigado pelo apoio, ÁGUIAS da PMESP!!!
Do site tudonahora:
O policiamento aéreo de Maceió ganhou um novo reforço com a chegada de uma das mais experientes equipes do esquadrão Águia de São Paulo. O helicóptero com toda tripulação já está sendo utilizado em operações na Grande Maceió para dar apoio ao trabalho que está sendo feito em terra pelos policiais alagoanos durante as ações do Programa Brasil Mais Seguro.
Aeronave "Aguia 13" da PMESP pousada em Maceió (AL)


Segundo o major Ricardo Cruz, que comanda o policiamento aéreo em Alagoas, a chegada do helicóptero do Esquadrão Águia é um grande reforço, já que  são pilotos com grande experiência em operações realizadas na cidade de São Paulo.
"Já participei de trabalhos com eles desde que chegaram em Maceió e realmente são diferenciados. Além do auxílio que estão dando durante as ações do Brasil Mais Seguro, vão deixar um grande legado para a aviação policial em Alagoas", ressaltou Ricardo Cruz.
A aeronave Águia 13 que está em Maceió é comandada pelo capitão Mozzocatto, da Polícia Militar de São Paulo, um dos mais experientes pilotos da PM paulista, com participação em vários operações de resgate e de apoio para as equipes em terra.
Cmte Duton

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Patrulhamento aéreo reforça policiamento ostensivo em Alagoas

Reproduzo em meu blog a matéria veiculada pelo site PILOTO POLICIAL, sobre as operações aéreas desencadeadas pela SENASP em Alagoas.

Do site Piloto Policial:


As ações de combate à criminalidade contam com o emprego do patrulhamento aéreo, feito por cinco helicóptero no apoio ao policiamento ostensivo nas cidades de Maceió e Arapiraca. Deflagradas na semana passada, com o lançamento do Plano Brasil Mais Seguro – Alagoas, operações de segurança vêm sendo realizadas pelo ar por helicópteros cedidos pelos governos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além de mais duas aeronaves da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
No período de 15 dias, as aeronaves se revezam no patrulhamento aéreo em apoio às ações policiais diárias nas duas cidades, que estão sendo realizadas pelas forças de segurança, incluindo polícias Civil e Militar, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.

“O Plano Brasil Mais Seguro tem como focos em Alagoas o aumento da segurança e a diminuição da impunidade. E para aumentar a segurança, reforçamos as ações policiais ostensivas com o apoio do patrulhamento aéreo”, disse o secretário da Defesa Social, Dário Cesar. Segundo ele, os resultados apresentados até agora são bastante positivos na prevenção da criminalidade.

Junto com o comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Cavalcante, e do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o secretário deu as boas-vindas aos militares da equipe de tripulantes, sediada na Academia da PM, no Trapiche. Dário Cesar comentou que o patrulhamento aéreo teria abortado a tentativa de assalto a uma agência bancária no bairro do Farol.
“O apoio de helicópteros no policiamento ostensivo é de grande importância para a segurança da população, porque em aproximadamente dois minutos, as aeronaves se deslocam para o local da ocorrência policial”, afirmou, acrescentando que, nos próximos dias, o patrulhamento aéreo também será estendido para outras cidades do interior com alto índice de homicídios.

De acordo com o coordenador da operação, major Ricardo Cruz (CBM/AL), as cinco aeronaves fazem diariamente o patrulhamento aéreo nas duas cidades. “As ações policiais com o apoio dos helicópteros vêm causando, sem dúvidas, efeitos positivos na área de segurança”, afirmou.
Dário Cesar informou também que a Helibras – empresa vencedora da licitação internacional – se comprometeu a entregar em dezembro o novo helicóptero adquirido pelo Estado. “A empresa garantiu ao Governo de Alagoas a entrega da aeronave no dia 14 de dezembro”, afirmou.

Fonte: PCAL.


Cmte Duton

Enquanto isso, em Maceió:

Águia 13 do GRPAe/PMESP em Maceió: mais uma vez a presença
marcante dos Águias da PMESP em apoio às ações da SENASP!
Obrigado Sr CEL Severo (PMESP) e a todo o GRPAe!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aviação Offshore e aviação de segurança pública

O que as operações aéreas Offshore tem a ver com as operações aéreas de segurança pública??

Aparentemente nada, a não ser por um pequeno detalhe: 

- Com o mercado Offshore em franca expansão (Pré-sal, etc), qual o piloto de helicóptero que não sonha em voar essas maravilhosas máquinas biturbinas em voos Offshore?

Com salários bastante atraentes, uma escala de trabalho flexível (normalmente 15 x 15 dias) e com a possibilidade real de pilotar os helicópteros mais modernos disponíveis no mercado de aviação, não é tentador sonhar em trabalhar na aviação Offshore? Ao meu ver, SIM!

Dezenas de amigos que possuo, civis, policiais e bombeiros, já atingiram esse grande objetivo profissional. Meus parabéns a todos!

Pesquisando sobre o assunto na internet, encontrei um vídeo muito bem feito, cuja autoria é do Cmte Carlos Eduardo Monteiro. Assistam a seguir:


Após assistir a este vídeo, só me restou uma certeza: a vontade de um dia trabalhar na aviação Offshore aumentou!

Amigos aviadores Offshore, cumprida minha missão na Aviação de Segurança Pública, quem sabe um dia a gente não se reencontre em alguma plataforma em alto mar?? kkk

Abraço a todos e bons voos!!

Cmte Duton

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Major do CBMAL comanda as ações aéreas de combate à violência em Alagoas


Reproduzo em meu blog uma interessante notícia divulgada pelo site PILOTO POLICIAL, que por sua vez teve como fonte a AGÊNCIA ALAGOAS.

Missão do oficial é coordenar a ação de cinco aeronaves que estão em operações em Maceió e Arapiraca

O major Ricardo Cruz, de 40 anos, que integra os quadros do Corpo de Bombeiro de Alagoas há 18 anos, foi o homem escolhido pelo governador Teotonio Vilela Filho para comandar o policiamento aéreo durante as ações do programa Brasil mais Seguro – Alagoas. É do oficial a missão de coordenar a ação de cinco aeronaves que estão sendo usadas em operações em Maceió e Arapiraca.


Ricardo Cruz assume a missão de dar apoio aéreo às ações de combate à violência com a experiência de vários cursos, entre eles o de piloto policial, feito na Polícia Militar de São Paulo, e o de Comando de Operações Aéreas, em Santa Catarina.

“Também temos cursos de piloto comercial e de instrutor de voo. Foi toda uma preparação feita para que estamos prontos quando houvesse o chamado para ajudar quando o Estado precisasse de um apoio aéreo na luta contra o crime”, frisou o major Cruz, que já atua em operações aéreas no Estado desde 2002.

Segundo ele, com a implantação do programa Brasil mais Seguro – Alagoas conta com cinco aeronaves que dão apoio em operações e fazem o patrulhamento aéreo de Maceió e Arapiraca. “Em breve, estaremos também com um patrulhamento noturno, o que deve ajudar muito no trabalho que é feito pelas equipes em terra”, explicou.

Ricardo Cruz explicou que são quatro helicópteros em Maceió, patrulhando da Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, e um em Arapiraca. “As aeronaves têm uma grande eficiência, tanto pela rapidez, quanto pelo grande poder de visibilidade por parte dos policiais, que ficam em contato com as patrulhas em terra”, ressaltou o comandante.




Cmte Duton

terça-feira, 10 de julho de 2012

Operações aéreas em Maceió intensificadas no final de semana

No último final de semana (07 e 08 de julho de 2012), em prosseguimento as ações do "Programa Brasil Mais Seguro" em Alagoas, as operações aéreas desencadeadas pela SENASP foram intensificadas no Estado.

Conforme já havia sido divulgado aqui no blog, começaram a atuar em Arapiraca, interior do Estado de Alagoas, os helicópteros mobilizados pela SENASP sob a égide do Plano de Mobilização Nacional de Aeronaves e Tripulações de Segurança Pública (Portaria Ministerial nº 1.302 de 29/06/2012).

Retrato da integração: helicóptero do GAM/PMERJ, helicóptero do 
CORPAER/PMMG e Caminhão Tanque de Abastecimento (CTA) do GTA/PE
em atuação em Arapiraca, interior do Estado de Alagoas.
Muito obrigado pelo apoio do CTA, MAJ PMPE Bandeira (GTA/PE)!!

O helicóptero AS 350 B3 do GAM/PMERJ comigo e sua tripulação completa, 
ladeados pelos pilotos da PMMG, pelo TEN Eduardo (PMMT/FN) e por integrantes
do BOPE/PMAL: profissionais de diversos locais do Brasil mobilizados 
pela SENASP em prol da segurança pública de Alagoas.


Paralelamente às ações da SENASP em Arapiraca, ocorreu em Maceió uma exposição estática do helicóptero EC 130 B4 do GRAER/PR na orla da Ponta Verde, uma bela praia da capital alagoana.

O helicóptero EC 130 B4 do GRAER/PR, sob o comando do CAP Fávero, 
pousando na principal via da praia da Ponta Verde, fechada ao trânsito
para servir de área de lazer, no domingo dia 08 de junho de 2012.
Belo pouso, Comandante Fávero!!


A tripulação do GRAER/PR comigo, ladeados pelo CAP PMAL Assunção e 
CAP CBMAL Cristiane (à esquerda) e a tripulante feminina do BOPE/PMAL (à direita):
homens e mulheres igualmente envolvidos na gestão e na execução das operações 
aéreas desencadeadas pela SENASP no Estado de Alagoas.


A principal atração da orla da praia da Ponta Verde no domingo dia 08/07:
o helicóptero EC 130 B4 do GRAER/PR mobilizado pela SENASP.
Obrigado pelo incondicional apoio, TEN CEL Arthur (CBMPR)!!


Visita da Secretária Nacional de Segurança Pública, Dra Regina Miki, e do
Secretário de Estado de Defesa Social de Alagoas, CEL PMAL Dário Cesar,
a exposição estática do helicóptero EC 130 B4 do GRAER/PR:
autoridades federais e estaduais diretamente envolvidas no combate
a criminalidade em Alagoas!


Durante a exposição do EC 130 B4 na orla da Ponta Verde, estavam no ar
os helicópteros do GAM PMERJ (na foto acima entre as árvores), o helicóptero
do CORPAER/PMMG e o helicóptero locado para o BOPE/PMAL. 
Em condições de stand by permaneceu o helicóptero EC 120 da PRF:
Alagoas nunca viu tantos helicópteros atuando ao mesmo tempo, uma
vitória da SENASP e do Governo do Estado de Alagoas!


As operações aéreas continuarão em Alagoas, tanto na capital quanto no interior do Estado, e continuará contando com todo o apoio da Assessoria Especial de Aviação de Segurança Pública do DEPRO/SENASP.

Cmte Duton







sábado, 7 de julho de 2012

Governador do Estado de Alagoas e SENASP fazem a primeira avaliação do Programa Brasil Mais Seguro


Reproduzo em meu blog uma interessante notícia publicada pelo site alagoano "TRIBUNA HOJE".


Com a participação do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o Gabinete de Gestão Integrada Estadual realizou nesta sexta-feira (6) a primeira reunião de avaliação do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas. O programa foi lançado na semana passada com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no Estado, por meio de ações qualificadas de prevenção e repressão.
O governador Teotonio Vilela destacou o empenho de todas as instituições que compõe o GGI e ressaltou a importância da disposição de todos os gestores para a elaboração das estratégias de combate aos crimes violentos em Alagoas. “Estou cada vez mais motivado e mais confiante de que estamos no caminho certo. Agradeço, em nome dos alagoanos, pelo esforço extraordinário que todos estão fazendo para poupar vidas de cidadãos alagoanos”, disse Teotonio.
Ao apresentar dados estatísticos sobre a criminalidade, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, confirmou a redução das ocorrências com mortes em todo o Estado. Segundo ele, o índice de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) em Maceió e Arapiraca teve, no primeiro semestre deste ano, uma média de 6,53 ocorrências/dia, contra 6,65 em relação ao mesmo período de 2011.
Na comparação mês a mês, houve também uma redução do número de mortes violentas (homicídio doloso, lesão seguida de morte, latrocínio e resistência com morte) em junho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado: foram 187 ocorrências contra 223, o que significa uma redução na ordem de 16%.
Nos seis primeiros meses do ano, as estatísticas da Defesa Social apontam para uma redução das taxas de crimes violentos comparados com o primeiro semestre de 2011, com exceção de fevereiro, mês da festa de Carnaval. De acordo com dados de análise criminal, em Maceió e Arapiraca as ocorrências foram registradas, em sua maioria, nos dias de sábado, domingo e segunda-feira, no horário das 13h à 1h.
Com a nova campanha publicitária do Disque Denúncia, a Defesa Social registrou também o aumento do número de ligações diárias para o I81. Pelo levantamento, até fevereiro deste ano, a média diária de chamadas era de 5,5, passando para 11,3 em junho e, até a última quinta-feira (5), apresentando uma média de 21,2. Segundo a Seds, em algumas das ligações anônimos houve a prisão em flagrante dos denunciados.
“O Programa Brasil Mais Seguro vem acontecendo em Alagoas porque estão sendo apresentadas informações sobre o sistema criminal”, disse a secretária Nacional Regina Miki. Segundo ela, a partir da aprovação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), o Estado que não alimentar o banco de dados corretamente ficará sem receber recursos para a segurança pública.
Na reunião, Regina Miki garantiu enviar mais delegados da Força Nacional da Polícia Judiciária para auxiliar na resolução de inquéritos pendentes, bem como uma equipe de pessoal da área administrativa, a fim de agilizar os trabalhos na Perícia Oficial.
“Não podemos falhar na implementação do programa de redução da criminalidade; se temos possibilidades de melhorar as ações de prevenção e repressão qualificada, vamos melhorar”, disse ela, anunciando a doação de equipamentos de cartório – computadores e impressoras – para a Delegacia de Homicídios.
Na reunião, foi anunciado o início do patrulhamento aéreo também em outras cidades do interior em apoio às operações policiais realizadas por terra. Com a contratação de um caminhão tanque, um helicóptero ficará fixado na base de Arapiraca. O caminhão tem capacidade de armazenamento de 3.500 litros de combustível.
Com relação à Sala de Acompanhamento e Monitoramento de Processos Criminais e Inquéritos Pendentes, instalado no Tribunal de Justiça, ficou definido na reunião que serão empreendidos esforços entre os Poderes Executivo e Judiciário com o apoio da Senasp, para que a central entre em funcionamento a partir da próxima semana.  

Meu texto

Como não poderia deixar de ser, a Aviação de Segurança Pública está tendo destacada participação no programa "Brasil Mais Seguro", em Alagoas, graças a Portaria Ministerial nº 1.302 de 29/06/2012 que criou o PLANO DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE AERONAVES E TRIPULAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA.


Nos primeiros 10 dias do programa "Brasil Mais Seguro" em Alagoas, foram mobilizadas pelo DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS (DEPRO) da SENASP quatro helicópteros, sendo um AS 350 da PMMG, um EC 130 B4 do GRAER/PR, um BELL 407 da PRF e um AS 350 B3 da PMERJ.


Retrato da integração: helicópteros do Paraná, Minas Gerais e Rio de
Janeiro mobilizados pelo DEPRO em ação em Alagoas:
A Aviação de Segurança Pública fortalecida pela SENASP!


A atuação dos helicópteros tem chamado bastante a atenção da população alagoana e transmitindo-lhe a necessária e desejada sensação de segurança.


Presença constante (e barulhenta!!) nos céus de Maceió, as aeronaves mobilizadas pelo DEPRO/SENASP passarão a atuar também no interior do Estado de Alagoas, a começar pelo município de Arapiraca.


Fica mais uma vez registrada a importante INTEGRAÇÃO entre as unidades aéreas do Brasil realizada com muito profissionalismo pela SENASP, uma vitória para todos os aviadores de segurança pública do país.


Cmte Duton  

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Portaria do Ministro da Justiça nº 1.302 de 29 de Junho de 2012




Ministério da Justiça


GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA No- 1.302, DE 29 DE JUNHO DE 2012

Dispõe sobre a implantação do Plano de Mobilização Nacional de Aeronaves e Tripulações de Segurança Pública para auxíliona ocorrência de catástrofes ou desastres coletivos e na prevenção ao delito e à violência.

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições previstas no art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e no Decreto nº 6.061, de 15 de março de 2007, tendo em vista o disposto no art. 4º, inciso V, e § 5º, da Lei nº 10.201, de 14de fevereiro de 2001, e no art. 8º-A, caput, e art. 9º da Lei nº 11.530,de 24 de outubro de 2007, resolve:
Art. 1º Implantar o Plano de Mobilização Nacional de Aeronaves e Tripulações de Segurança Pública para auxílio na ocorrência de catástrofes ou desastres coletivos e prevenção ao delito e à violência.

Art. 2º O Plano será executado pelo Ministério da Justiça, por meio da articulação do Departamento de Polícia Federal-DPF, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal-DPRF e do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública-DFNSP, com os órgãos de segurança pública dos Estados e do Distrito Federal em regime de cooperação.


Parágrafo único. A adesão ao Plano será consolidada com a celebração de termo de adesão entre o Ministério da Justiça e os Estados e o Distrito Federal.

Art. 3º Compete à SENASP, na qualidade de órgão gestor do Plano, providenciar a mobilização de aeronaves e de suas tripulações e equipes de apoio disponibilizadas pelos órgãos de segurança públicas dos Estados e do Distrito Federal, do DPF, do DPRF e do DFNSP.

Art. 4º As aeronaves com suas respectivas tripulações e equipes de apoio poderão ser mobilizadas pela SENASP, em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação expressa do Governador ou Secretário de Segurança Pública do Estado ou do Distrito Federal.

§ 1º A solicitação de trata o caput deverá indicar o número de aeronaves necessárias à operação, bem como a indicação do responsável estadual ou distrital.

§ 2º Caberá à SENASP, após prévia manifestação técnica, definir o número de aeronaves necessárias à operação.

Art. 5º As despesas com os profissionais de segurança pública mobilizados pela SENASP para execução do Plano serão custeadas diretamente pela União, na forma da legislação vigente.

Art. 6º As despesas com combustível das aeronaves serão custeadas pelo ente federado solicitante.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ EDUARDO CARDOZO


Esta portaria, um marco na aviação de segurança pública do Brasil, é um legado permanente que a SENASP implementou em junho de 2012 e que será muito útil quando da ocorrência dos mega eventos esportivos que se aproximam (Copa das Confederações em 2013, Copa da FIFA em 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016).

A Portaria nº 1.302 prevê que a mobilização de aeronaves ocorrerá não apenas no caso de catástrofes ou desastres coletivos, mas sabiamente previu a mobilização em caso de prevenção ao delito e à violência, motivo da atual mobilização em Alagoas.

E por falar em Alagoas, segue com enorme sucesso a mobilização de aeronaves e tripulações por lá…

O helicóptero AS 350 B3 "Fênix 04" do GAM/PMERJ pousado no campo da
Academia de Polícia Militar de Alagoas: saudades dos amigos e deste Fênix!


O EC 130 B4 do GRAER/PR decolando. Com a chegado do Fênix 04 da PMERJ,
 agora são 3 helicópteros mobilizados pelo DEPRO/SENASP em atuação em Alagoas:
Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Integração em prol da Segurança Pública!


Cmte Duton

domingo, 1 de julho de 2012

Ministro da Justiça lança o Plano de Mobilização Nacional de Aeronaves e Tripulações de Segurança Pública em Alagoas


Reproduzo em meu blog a notícia divulgada pelo site PILOTO POLICIAL.

No dia 27 de junho foi lançado em Alagoas o Programa Brasil Mais Seguro, um pacto pela redução de crimes violentos,  cujo projeto piloto foi lançado no estado que registra o maior número de homicídios a cada cem habitantes. O evento em Maceió contou com participação do ministro José Eduardo Cardozo, o secretário de Reforma do Judiciário Flávio Caetano, a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o governador de Alagoas Teotônio Vilela, o prefeito Cícero Almeida e outras autoridades. Também participaram os artistas do MHud, Movimentos Humanos Direitos, Sérgio Marone, Elizângela, Osmar Prado e Priscila Camargo.


Em seu discurso, o ministro disse ainda que o projeto piloto do Programa Brasil Mais Seguro reúne as melhores práticas e experiências na área de segurança, baseadas em iniciativas adotadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Eduardo Cardozo informou também que da parte da União estão sendo investidos em Alagoas recursos da ordem de R$ 25 milhões, que inclui o repasse de viaturas, armas e equipamentos para a Perícia Oficial do Estado.

Conforme publicação no Blog Camandante Duton, a Aviação de Segurança Pública esteve inserida no contexto do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas.

Fechando os marcos regulatórios, em ato solene, o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, assinou portaria que dispõe sobre a implantação do PLANO NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DE AERONAVES E TRIPULAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA para auxílio na ocorrência de catástrofes ou desastres coletivos e prevenção ao delito e à violência.

Segundo Duton, esse plano é um marco para a Aviação de Segurança Pública do Brasil e foi proposto pela Assessoria Especial de Aviação de Segurança Pública do Departamento de Políticas, Programas e Projetos (DEPRO) da SENASP e tem o principal objetivo de legitimar e facilitar o emprego de aeronaves de segurança pública com suas respectivas tripulações em apoio às Unidades da Federação que necessitarem desse apoio especializado.

As enchentes que ocorreram no Estado de Santa Catarina em 2008 e as fortes chuvas que assolaram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro no início de 2011 serviram de exemplo de mobilização de aeronaves e tripulações de segurança pública para atuação conjunta em apoio às catástrofes.

Em Alagoas, as aeronaves mobilizadas pela SENASP atuarão no combate à violência e na prevenção de delitos. As operações aéreas de segurança pública em Alagoas iniciaram às 06h do dia 27 de Junho de 2012 e contaram com os helicópteros e tripulações do Departamento de Polícia Rodoviária Federal e do Batalhão de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de Minas Gerais.

Estão sendo mobilizadas pela SENASP helicópteros e tripulações do GRAER do Estado do Paraná, das Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro, da Polícia Militar da Bahia, do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado do Mato Grosso (CIOPAer/MT), do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado do Estado do Ceará (CIOPAer/CE), do NOTAer do do Espirito Santo, do GTA do Estado de Pernambuco, entre outras unidades aéreas dos estados da federação.

As aeronaves com suas respectivas tripulações trabalharão em esquema de rodízio, sob administração da SENASP e contando com a Coordenação local do Major BM Ricardo Cruz.

Segundo Duton, “fica assim registrado que o silencioso, porém eficiente, trabalho da SENASP em prol da Aviação de Segurança Pública do Brasil está acontecendo e deixará um legado permanente para este importante setor.”



Fica aqui registrada a SUGESTÃO para que as unidades aéreas de segurança pública e defesa civil do país revejam seus contratos de fornecimento de combustível aeronáutico, tornando-o abrangente em nível nacional, uma vez que o recém aprovado PLANO DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE AERONAVES E TRIPULAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA prevê que as aeronaves de um Estado poderão ser mobilizadas pela SENASP para atuar em outro, porém nas "pernadas" de ida e de volta até o Estado destinatário, o reabastecimento aeronáutico correrá por conta do Estado que cede a aeronave e a tripulação.

As despesas com as diárias de alimentação e hospedagem de cada membro das tripulações correrá por conta da SENASP.

As despesas com combustível aeronáutico no Estado destinatário da mobilização de aeronaves correrá por conta do próprio.

Parabéns à SENASP por essa importante iniciativa em prol da Aviação de Segurança Pública do Brasil, um verdadeiro MARCO em nossa atividade que beneficiará todas as Unidades da Federação que aderirem ao Plano.


Cmte Duton


Enquanto isso, em Alagoas…


Helicópteros da PMMG (AS 350) e do GRAER/PR (EC 130 B4) 
pousados na Academia de Polícia Militar de Alagoas

Briefing diário com as tripulações realizado pelo Coordenador Geral das 
Operações Aéreas em Alagoas, MAJ BM Ricardo Cruz